segunda-feira, 27 de abril de 2009

Não ao Xampu para os cabelos cacheados

Para quem tem cabelos cacheados ou crespos, o momento de lavar os cabelos com xampu é, muitas vezes, um verdadeiro martírio. Fios embaraçados, queda e ressecamento são as principais queixas após a lavagem. A razão disso está no principal componente da maioria dos xampus: o Lauril Sulfato de Sódio (ou suas variantes), detergente responsável pela limpeza do couro cabeludo e dos fios. O problema é que ele, além de remover as impurezas presentes no cabelo, leva junto a oleosidade natural produzida no bulbo capilar, responsável pela hidratação e proteção das madeixas. Além disso, causa micro-fissuras na estrutura do fio. Mas como se livrar dos danos que o xampu causa aos cachos?

Foi lançado nos EUA um livro específico para as cacheadas (Curly Girl, de Lorraine Massey). Nele, são encontradas várias dicas de como cuidar dos cachos, inclusive a de não usar o tão temido xampu. Achou estranho? Calma! A seguir, os principais pontos abordados no livro “Curly Girl”, e dicas de produtos que prometem deixar os cachos mais saudáveis, hidratados e bonitos.



Livro Curly Girl
sucesso entre as cacheadas norte-americanas


No-poo: é um método que consiste basicamente em parar de usar o xampu. Isso não significa parar de lavar os cabelos, e sim deixar de agredi-los com substâncias detergentes. De acordo com o livro, no lugar do xampu, deve ser usado um condicionador, livre de silicone e óleo mineral, nos cabelos bem molhados, friccionando bem o couro cabeludo para remover as impurezas. Após o enxágüe, aplica-se novamente condicionador, dessa vez no comprimento e pontas. Sempre que necessitar de uma limpeza mais profunda, pode ser usada uma solução de bicarbonato de sódio ou fermento químico (aquele usado em preparação de bolos), na proporção de uma colher de chá para um copo pequeno de água. A solução pode ser ajustada às necessidades do cabelo, não agride os fios e funciona como anti-resíduos.

Low-poo
: um método menos radical, indicado para quem não consegue eliminar totalmente o xampu da sua rotina, vive em cidades quentes ou pratica exercícios físicos com regularidade, o que aumenta a oleosidade no couro cabeludo. Trata-se de reduzir o uso de xampu, passando a ser aplicado uma vez por semana ou a cada 15 dias. Nos demais dias, usa-se o condicionador para lavar o cabelo, conforme descrito acima. Se houver necessidade, pode ser aplicada a solução de bicarbonato durante o intervalo.

Gel no cabelo
: como a maioria dos cremes sem enxágue presentes no mercado contêm óleo mineral e silicone, substâncias que ressecam as madeixas a longo prazo, uma dica do livro é o uso de gel incolor e sem álcool como modelador de cachos, amassando os fios de baixo para cima.

Período de adaptação
: os cachinhos não ficaram do jeito que você queria logo na primeira semana do no-poo? Não desista! Há um período de adaptação de até algumas semanas para o couro cabeludo regular a produção de oleosidade e os fios se adaptarem à retirada do óleo mineral e dos silicones. Muitas pessoas que testaram o método a longo prazo, sentiram uma melhora significativa na saúde dos cachos.


NO-POO PARA TODOS?

Uma das dúvidas que surgem ao se ouvir falar em no-poo é se qualquer pessoa pode fazer. É importante esclarecer que nem todos podem ou precisam parar de usar xampu. O método é mais indicado para quem sofre com cabelos secos, não se adapta a nenhum tipo de xampu, sente ressecamento e quebra acentuada dos fios durante e logo após a lavagem, ou ainda se tem cabelos cacheados ou crespos.

Mas o método deve ser testado com cautela, se você:

não gosta de molhar o cabelo com freqüência (é fundamental lavar os fios pelo menos a cada dois dias com condicionador livre de silicones e óleos minerais);
usa produtos químicos de transformação no cabelo (tintura, relaxamento, etc);
sofre de caspa ou oleosidade excessiva no cabelo ou couro cabeludo;
prefere cachos mais abertos (o método aumenta a definição dos cachos, tornando-os mais anelados).

Nestes casos, o no-poo/low-poo podem não trazer o resultado desejado.
Caso perceba alguma reação indesejável, como excesso de oleosidade na raiz ou surgimento de caspa, volte a usar o xampu com mais freqüência, pois provavelmente o método não é indicado para você

Fonte:http://cabeloscacheados.blogspot.com/

4 comentários:

ANGELY disse...

olá amiga vc arassou no seu mas novo projeto estou super orgulhosa de vc parabéns vc merece afinal ter uma amiga como vc agora cabelereira e ainda por cima visinha aiai eu to feita kkk

LILIA HATOUM disse...

PARABÉNS LI! ESTOU FELIZ POR VC.CONTE COMIGO SEMPRE.BJUSSS.

Unknown disse...

Oi amiga adorei essa ideia de criar um projeto como esse em sua pagina bjssssssss e parabéns

Li Cardoso disse...

Obrigada por tanto carinho pessoal. Será um grande prazer escrever para todoas vocês. beijocas